sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O Poder do silêncio

Quando a gente fala  da lei do silêncio a gente pensa que é simplesmente  ficar calado, que é não falar não emitir sons. Uma vez eu ouvi uma palestra que discursava sobre os trabalhos de hércules e ela dizia que o silêncio é também falar corretamente. A palestrante dizia que a  palavra e o silêncio na verdade podem ser uma coisa só. 

A gente pode falar silenciosamente a gente pode silenciosamente falar. (captou...rsrs)


E isso vai acontecer quando essa palavra esse som esse silencio, estiverem imbuídos da energia interior, e aprofundando no silêncio, encontramos também o silêncio das emoções, o silêncio dos pensamentos, o silêncio dos julgamentos, o silencio das nossas ações, o silêncio a cerca do que pensamos sobre nós mesmos, e do silêncio de emitir opiniões acerca de tudo e de todos, queremos de alguma forma com essas "opiniões" impor nossas vontades e fazer o outro engolir  como vemos o mundo a vida. 

E é incrível como sempre sempre...encontramos aqueles amigos, que não são terapeutas, mas agem como se fossem, emitindo sempre uma opinião sobre tudo, que sempre sempre sempre tem algo a dizer para gente, mesmo quando não precisamos, quando não pedimos.

Quando a pessoa é um entendido do assunto, é um terapeuta, é um psicologo, ou simplesmente tem a sensibilidade de perceber e sentir a alma do outro, ela sabe que no silêncio também se diz tudo. Ela silenciosamente diz tudo.

Então tudo fazemos de acordo com a nossa lente, com nossas réguas e medidas. Tudo a gente tenta fazer com a nossa identidade. E a palestrante dizia que nesse momento o trabalho com o silêncio é o de estarmos totalmente despojados de nós mesmos. de estarmos libertos de nós mesmos, sem a arrogância e o autoritarismo de estarmos fazendo com que aquilo que achamos da vida tenha que ser manifestado.

Ai podemos pensar: 

Peraí...mas eu estou falando pq eu acho??? ou você pode estar falando para ser simplesmente reconhecido. Você pode estar falando para ser notado. Ou você pode estar falando pra ser amado. Não é fácil perceber... pois em tudo a gente constrói uma teoria, e tomamos posse, tomamos posse inclusive das coisas evoluídas, da área que estamos servindo. Não quero dizer com isso que devemos nos despojar de tudo e aniquilarmos o nosso Eu. Não é isso, é apenas observar... e não nós deixarmos levar pelo egoismo, pelo autoritarismo, e pela posse das coisas e inclusive da posse sobre o outro. 

Não é fácil perceber isso, é bem sutil...

Fontes: 
-Os Doze trabalhos de Hércules - palestras trigueirinho - figueira
-Os Doze trabalhos de Hércules - palestras Heloisa e Mauricio - Figueira
-O Poder do Silêncio - Trigueirinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário